Evitar a fraude

Para comprar e vender com serenidade damos-lhe alguns conselhos que o irão ajudar a proteger as suas transacções durante a compra ou a venda de equipamentos usados.

De um modo geral, tenha cuidado ao lidar com uma pessoa no estrangeiro, especialmente se esta não for um profissional (concessionário ou agente) e encontre-se com o seu interlocutor antes de fazer uma transacção.

Se tem suspeitas sobre um anúncio publicado no nosso site ou se recebeu emails duvidosos após a colocação à venda de um equipamento no nosso site, não hesite em contactar-nos utilizando o nosso formulário de contacto ou utilizando o link "comunicar um problema" disponível em todos os anúncios.

Tenha cuidado. Se receber emails em mau francês ou inglês pedindo-lhe informações de contacto pessoais, bancárias ou adiantamentos, não responda! Trata-se com certeza de uma fraude. Envie-nos rapidamente uma cópia para contact-en@machineryzone.com para que possamos limitar estas práticas.

Acaba de receber um email ou um SMS, dizendo que deve telefonar a uma pessoa interessada no seu anúncio ou que tem uma mensagem de voz no 0899... Trata-se de uma tentativa de fraude através de um número de valor acrescentado. Elimine imediatamente o email ou o SMS.

Desconfie de propostas demasiado aliciantes e de preços demasiado baixos. Nunca pague adiantado a um vendedor que não conhece (não faça adiatamentos). Em caso de dúvida, clique no link «comunicar um problema» na parte de baixo da página do anúncio.

Nós não intervimos, em caso algum, como intermediário ou terceiro de confiança nas transacções entre compradores e vendedores. Recuse sistematicamente qualquer transferência de dinheiro que lhe seja pedida em nome do nosso site.

2 regras base:

Exija um pagamento por transferência

Uma vez creditada na sua conta, apenas a transferência lhe garante o pagamento. Recuse qualquer outro pagamento. Tenha em conta que um cheque pode ser aceite na altura do depósito e depois debitado da sua conta várias semanas mais tarde se este for roubado, falso ou sem provisão. Até um cheque visado pode ser falsificado.

Nunca deixe sair o equipamento enquanto não tiver uma garantia do seu pagamento

Certifique-se que o montante da transferência foi creditado na sua conta antes de enviar o equipamento (os recibos de transferência não têm qualquer valor, pois podem ser falsificados).

Exemplo de fraude:

Um comprador envia-lhe um cheque pela compra do seu equipamento. O montante do cheque é superior ao montante acordado: o seu interlocutor finge que se enganou e pede-lhe que envie a diferença. Você deposita o cheque e este é creditado na sua conta. Envia a diferença. Algumas semanas mais tarde o montante do cheque é retirado da sua conta pelo seu banco pois o cheque era falso, roubado ou sem provisão!

3 regras base

Imprimir o anúncio

Desta forma conserva as informações técnicas e os dados fornecidos pelo vendedor.

Certifique-se do bom carácter do vendedor

Desloque-se para inspeccionar o equipamento antes da compra e para se encontrar com o vendedor. Se não se quer deslocar, verifique, pelo menos, o nome, morada e número de telefone, com a ajuda das páginas amarelas para os profissionais ou das páginas brancas para os particulares. A nível internacional, pode usar o anuário Infobel.

Page o equipamento apenas quando for entregue

Se tem que fazer um adiantamento antes da entrega para assegurar o negócio, obtenha algumas informações sobre o vendedor (telefonando para o seu banco, por exemplo) e page o menos possível.

Exemplo de fraude:

É lhe proposto um equipamento a um preço anormalmente baixo para que faça uma compra impulsiva e rápida sem garantias sobre o vendedor. Envia um adiatamento e nunca recebe o equipamento comprado.

O que nunca deve fazer:

Enviar dinheiro através de serviços como a Western Union ou a MoneyGram. Enviar dinheiro a um comprador se este lhe enviou um montante excessivo por engano.

Se é vítima de fraude deve apresentar uma queixa à polícia.

1. Compradores e vendedores, encontrem-se para a transacção.

2. Compradores, NUNCA enviem dinheiro pelo correio, Western Union, ou outros métodos.

3. Vendedores, não façam qualquer reembolso num prazo inferior a 15 dias a partir da data de recebimento.

4. Desconfie das propostas demasiado aliciantes e dos preços demasiados baixos.

5. A MB Diffusion NUNCA intervém como intermediário ou terceiro de confiança nas transacções.